This site uses cookies to provide you with a more responsive and personalised service. By using this site you agree to our use of cookies. Please read our PRIVACY POLICY for more information on the cookies we use and how to delete or block them.
  • Código de ética e conduta

Código de ética e conduta

 

PALAVRA DO PRESIDENTE


Com satisfação, apresento o Código de Ética e Conduta das empresas BDO no Brasil (BDO), um documento norteador dos padrões de ética e de trabalho, o qual fortalece os nossos comportamentos para agir de acordo com nossos valores. Deve ser respeitado todos os dias, por todos os nossos profissionais, em qualquer lugar. Este documento trata de maneira simples e objetiva dos compromissos e princípios que devem pautar as nossas relações com todos os públicos com os quais interagimos: sociedade, entidades de classe, órgãos reguladores, clientes, parceiros e profissionais. 


Por acreditar que a BDO é a melhor empresa de auditoria e consultoria do país, pelo nosso modelo de negócio, metodologia de trabalho, sócios e profissionais, resguardamos as nossas operações e clientes em conformidade com a lei e o cumprimento das normas emitidas pelos Conselhos profissionais relacionados as nossas atividades e demais órgãos, nacionais e internacionais e reguladores das profissões. 


Convido cada um a se comprometer e participar da construção diária de uma cultura organizacional dedicada à integridade, respeito e transparência. O seu engajamento é essencial para preservar nossos valores e continuidade das nossas operações. 


Reserve um tempo para conhecer esse código na íntegra e o revisite regularmente quando estiver diante de um desafio e precisar de orientação. 

 

ENTENDENDO OS NOSSOS PILARES  


Nosso princípio ético é o bem mais precioso que possuímos e nos conduz, de maneira honesta e imparcial, aos altos padrões de qualidade exigidos pelo mercado.   

O nosso Código de Ética e Conduta (“Código”) está alinhado às normas profissionais e tem por objetivo consolidar a maneira pela qual devemos conduzir nosso comportamento quanto ao exercício profissional e nos assuntos relacionados às profissões e às classes.  

O compromisso com a nossa reputação e com a ética nos impulsiona a agir de maneira correta todos os dias quando nos deparamos com situações inusitadas e escolhas difíceis.  

Todos nós somos responsáveis pela forma que agimos com nossos colegas, colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros. Desta maneira, o nosso Código estabelece os princípios básicos de conduta em nossos negócios.
É essencial que nossos profissionais respeitem e façam valer o cumprimento desse documento em sua totalidade. Fazendo isso, transmitimos claramente a mensagem ao mercado, colegas, clientes, fornecedores e parceiros do quão fortemente estamos comprometidos com os nossos valores e princípios éticos.  

Também cabe a todos nós assegurar que qualquer um de nossos públicos de relacionamento, incluindo aqueles que atuam em nome da BDO, não violem esse Código, incluindo as suas políticas e procedimentos e a legislação pertinente. Somos transparentes e não aceitamos que as falhas ou o descumprimento desse Código sejam ocultos.

Protegemos todos aqueles que se manifestem, caso tenham conhecimento ou presenciem alguma dissonância. Todas as preocupações e denúncias serão ouvidas e avaliadas por um Comitê Disciplinar da BDO, conforme descrito no final deste Código. 

Nosso Código está dividido a seguir em cinco pilares, que devem ser utilizados como norteadores por todos os nossos profissionais, sendo eles:   

1.     Relacionamento profissional com nossos colegas
2.     Prestação de serviços de forma ética com nossos clientes, fornecedores e parceiros de negócios
3.     Comportamento profissional
4.     Preservação da nossa objetividade e independência
5.     Manutenção da nossa confidencialidade

Não aceitamos situações antiéticas e que possam comprometer a reputação de nossa empresa. Nosso Código seguirá em construção permanente e contamos com a colaboração de todos os nossos públicos para aperfeiçoá-lo. 

Por isso, caso tenha dúvidas sobre os requerimentos deste Código ou não saiba como aplicá-los em seu dia a dia, A Área de Compliance está à disposição para esclarecimentos.

 

1. RELACIONAMENTO PROFISSIONAL COM NOSSOS COLEGAS

 

A BDO propicia um ambiente no qual todos os profissionais devem se tratar com respeito, integridade e dignidade.  

Trabalhamos como uma equipe que respeita as diferenças. Acreditamos na contribuição de cada indivíduo, encorajamos a experiência e diversidade multicultural e não aceitamos comportamentos discriminatórios entre colegas com base em raça, cor, sexo, gênero, estado civil, idade, deficiência, crenças ou qualquer outra característica.  
Valorizamos o espírito de equipe e, para isso, confiamos uns nos outros para a garantia de prestação de serviços de alta qualidade. 

Nossos profissionais são estimulados e recebem o suporte para o seu desenvolvimento profissional por meio  de treinamento e capacitação, bem  como valorizamos o feedback construtivo  entre colegas e gestores.

 

1.1 CONTRATAÇÃO DE NOVOS  PROFISSIONAIS  

 

O processo de Recrutamento e Seleção da BDO é baseado em qualificação, critérios técnicos e comportamentais, de acordo com os perfis das oportunidades em aberto na empresa.  
Contratamos profissionais independente de sua religião, raça, classe social, idade, gênero, orientação sexual, cor, nacionalidade, origem étnica, estado civil, filiação política, deficiência ou qualquer outra classificação de grupos. 

Todos os candidatos são tratados de forma digna e sem discriminação. 

Nos orgulhamos da diversidade do nosso time e acreditamos no potencial e na vantagem competitiva proporcionada por todos os colaboradores. 

 

2. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE FORMA ÉTICA COM NOSSOS CLIENTES, FORNECEDORES E PARCEIROS DE NEGÓCIOS

 

Nos empenhamos em defender a confiança depositada à nossa empresa por clientes, parceiros de negócios, fornecedores e demais públicos. Por isso, todos os dias nos comprometemos a prestar serviços que reflitam a nossa qualidade técnica e profissional. Nossos colaboradores recebem todo suporte necessário para preservar, em nível adequado, os conhecimentos e as suas habilidades, assegurando a qualidade das nossas entregas e soluções para os clientes. 

Suportamos nossos funcionários e recusamos clientes que pressionem nosso time, a ponto de não podermos exercer nossas obrigações profissionais. 

Está em nossa essência negociar de maneira justa com clientes, fornecedores, parceiros de negócios e outros públicos, bem como rejeitar toda e qualquer prática antiética e ilegal.

Não aceitamos presentes ou brindes que possam criar ameaças de interesse e, por consequência, perda da nossa independência. A BDO aceita que sejam recebidos presentes, desde que, esses sejam apropriados e não gerem ao profissional que recebe qualquer tipo de obrigatoriedade, reciprocidade e/ou retribuição. São considerados brindes aqueles de valores moderados, normalmente contendo a marca corporativa e distribuídos de maneira geral a todos os públicos. Caso receba algum brinde ou cortesia fora dos padrões de mercado ou com características diversas a descrição acima, o profissional deverá educadamente agradecer, recusar e devolver o item ao remetente. 

Se houver dúvidas com relação à aceitação ou não de algum brinde, entre em contato com a Área de Compliance. 

Nunca aceitamos dinheiro ou qualquer outra forma de suborno, em nenhuma circunstância, oferecidos por clientes, fornecedores ou parceiros de negócios.

 

3. COMPORTAMENTO PROFISSIONAL

 

É premissa básica para todos nós exercermos a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observando as legislações vigentes e práticas de conduta. Além dos incentivos de desenvolvimento profissional, frequentemente informamos os nossos colaboradores sobre as atualizações e mudanças relevantes sobre as práticas de conduta e legislação. 

Recomendamos o bom senso aos nossos colegas para que durante o expediente evite atividades para fins particulares, além do tempo mínimo indispensável ou a ponto de prejudicar a produtividade, interesses, atividades e a imagem da nossa empresa.

É explícito para todos nós que a realização de qualquer ato contrário à legislação vigente e às práticas de conduta, não condiz com nossos princípios éticos e não está em conformidade com a reputação e padrão de qualidade da prestação de serviços da nossa empresa.

Apoiamos os esforços para eliminar a corrupção e crimes financeiros, cibernéticos, etc.. É inaceitável que algum profissional da BDO se envolva em qualquer prática de suborno. Temos rígidos controles sobre os débitos e cobranças das horas efetivamente destinadas aos nossos clientes e seus projetos, bem como as despesas correspondentes, de acordo com as normas da BDO. 

Todos os profissionais devem comunicar, quando identificado, potenciais ou reais conflitos de interesses à Área de Compliance.

Os profissionais da BDO são orientados e treinados para atuar de acordo com as normas internas e metodologias específicas, registrando adequadamente nossos serviços e de acordo com a legislação vigente.

 

4. PRESERVAÇÃO DA NOSSA INDEPENDÊNCIA

 

Monitoramos continuamente a nossa independência e não medimos esforços para assegurar que não seja ou não pareça comprometida. É imprescindível que todos os profissionais, em especial atenção aos das áreas técnicas, compreendam que a independência é essencial para a preservação da nossa integridade. Por esse motivo, todos nós devemos ser cada vez mais comprometidos com os processos definidos pela empresa e legislação vigente. É nosso dever observar as normas de independência aplicáveis.

Frequentemente colocamos em pauta a questão de relacionamentos que possam gerar conflitos. É de conhecimento de todos os profissionais, desde o primeiro dia em nossa empresa, que desencorajamos e evitamos quaisquer relacionamentos que possam impactar direta ou indiretamente nossa independência profissional. Desta maneira, não aceitamos pressões que possam comprometer nossa integridade e objetividade profissional.

Quando possíveis conflitos relacionados a nossa independência forem identificados, trabalharemos para adequar e nos salvaguardar por meio da aplicação de procedimentos apropriados. Desta maneira, se diante de alguma circunstância houver dúvidas sobre nossos relacionamentos, devemos consultar a Área de Compliance. 

Faz parte do monitoramento da nossa independência evitarmos qualquer ação que gere conflito e desacredite o nosso serviço e imagem.

 

5. COMPROMISSO DA NOSSA CONFIDENCIALIDADE

 

As informações obtidas como resultado das relações comerciais e profissionais são tratadas de maneira confidencial. Não fazemos qualquer uso ou divulgação, independente da fonte ou informação, sem as devidas autorizações, de acordo com a legislação vigente. Adotamos a confidencialidade para os nossos papéis de trabalho e demais documentos. Adicionalmente, a salvaguarda de todos os documentos é realizada de maneira responsável e atendendo a legislação vigente. 

A destruição ou alteração de documentos por motivos ilegais é crime e passível de aplicação de medidas administrativas. Todos os nossos profissionais são orientados sobre as regras de capital intelectual e não utilizamos ou reproduzimos indevidamente materiais de terceiros. 

Por fim, somos responsáveis por manter a integridade da BDO e seus relacionamentos profissionais e comerciais. Não realizamos negociações com informações privilegiadas, bem como não utilizamos informações confidenciais em benefícios próprios ou de terceiros.

Se algum evento relacionado a confidencialidade for identificado, devemos informar a Área de Compliance.

 

COMITÊ DISCIPLINAR

 

O Comitê Disciplinar avalia o descumprimento das normas estabelecidas pelo presente Código de Ética e Conduta e demais normas internas da BDO. 

O Comitê Disciplinar terá a composição de no mínimo 3 e no máximo 7 sócios.

O Comitê Disciplinar tem como principais responsabilidades:

Conduzir as avaliações em casos de violação a este Código e demais normas internas da BDO;

Contribuir para sanar as dúvidas quanto à interpretação desse Código; e

Recomendar as medidas disciplinares aplicáveis.

Nossos profissionais são sempre estimulados a cooperar, livres de retaliações ou qualquer tipo de represália, a se manifestar ao presenciar ou tomar conhecimento de alguma situação indevida que coloque em risco a nossa integridade.

Todos os colaboradores sabem que manifestar-se é o primeiro passo para a solução de problemas com uma tratativa adequada. O Comitê Disciplinar tem o compromisso de proteger todos os nossos profissionais, avaliar e abordar a situação de maneira apropriada.

Trabalhamos em espírito de equipe e, se durante um processo disciplinar alguma parte se negar, omitir ou faltar com a cooperação, uma medida disciplinar pode ser aplicável. Independente do cargo, hierarquia e relações, todos são responsáveis por praticar este Código e as políticas, comunicados e procedimentos internos, conforme divulgados pelas diferentes áreas.

Cada um de nós é responsável por suas ações e pelo cumprimento do Código. 

Ao tomar conhecimento de alguma ação que viole ou afete nossos princípios éticos, informe tal fato imediatamente à Área de Compliance ou através do e-mail: [email protected]