• AUDITORIA DE PRESTAÇÕES DE CONTAS
Business:

AUDITORIA DE PRESTAÇÕES DE CONTAS

15 maio 2020

O setor privado busca cada vez mais investir nas áreas sociais, contribuindo para o fortalecimento de diversos temas de interesse público, tais como: (educação, saúde, ambiental, fortalecimento de comunidades, combate ao trabalho infantil ou forçado, entre outros).Assim, buscam entidades sociais que tenham os mesmos propósitos em comum, alinhando os interesses sociais com o objetivo desses investidores.

Um fator decisivo para o setor privado apoiar e disponibilizar recursos para uma entidade, está relacionado a sua governança e transparência, fazendo com que o investidor social tenha mais segurança na forma de como serão utilizado os recursos cedidos.

Uma forma de fortalecer a governança das entidades do terceiro setor ocorre por meio de contratação de auditores para validação das prestações de contas. A auditoria de prestação de contas tem como intuito verificar se os recursos utilizados pelas Entidades erelatórios apresentados para os patrocinadores são fidedignos. Além disso, existe a possibilidade do auditor realizar trabalhos de revisão macro dos controles internos, auxiliando a melhoria de processo e controles nas entidades sociais, que por muitas vezesnão tem recursos financeiros para avaliar os processos internos nas suas próprias atividades.

As normas normalmente aplicáveis para realização dessas auditorias são:

  • PPAs: São procedimentos previamente acordados entre o auditor e a contratante, e visa emitir um relatório dos fatos constatados durante os exames (não asseguração)
  • NBC TA 800: São trabalhos de auditoria elaborados de acordo com as regras contábeis usuais, com o objetivo de propósitos especiais, tais como: fluxo de caixaespecifico, demonstração de movimentação de patrimônio líquido, reporting package estruturado pelo grupoeconômico, entre outros.
  • Auditoria de demonstrações contábeis: Tem como finalidade, assegurar que às informações das demonstrações contábeis representam adequadamente todos os aspectos relevantes da Entidade.

Os principais benefícios em realizar a auditoria de prestação de contas são:

  • Garantir maior qualidade nas informações prestadas "accountability" e maior credibilidade para os stakeholders (públicos de interesse);
  • Melhoria dos controles internos da Entidade;
  • Melhoria na forma de atuação de processos internos;
  • Identificar preventivamente ou detectar indícios de fraudes e erros nos processos internos;
  • Os índices financeiros da Entidade, por meio de análise econômica/contábil apresentado nas demonstrações contábeis.

A BDO tem larga experiência na prestação de serviço de auditoria para entidades do terceiro setor. Possuímos uma equipe que está amplamente preparada para realizar o trabalho e auxiliar no melhor planejamento estratégico a ser implantado entre outras decisõesessenciais para cada Entidade.

Para saber mais informações entre em contato com:

Thiago Marques
[email protected]

Douglas Fonseca
[email protected]