Nova norma contábil ESG está próxima e empresas serão cada vez mais pressionadas em relação as práticas socioambientais!
21 março 2022
Um dos pilares fundamentais da sustentabilidade corporativa é a transparência. A implementação de indicadores e informações sobre questões ESG (ambiental, social e governança) é importante para que as organizações avancem no tema e organizem a divulgação do que estão fazendo, além de ser primordial uma boa governança.
No mês de fevereiro, a IFRS Foundation, organização internacional que dita as normas para a divulgação de demonstrações financeiras, informou a pretensão de nos próximos meses, divulgar os primeiros drafts das novas normas do IFRS ESG, que ditarão a divulgação de informações sobre riscos e oportunidades relacionadas à sustentabilidade dentro das organizações. Isso depende da formação do International Sustainability Standards Board (ISSB), conselho anunciado em novembro do ano passado durante a COP26.
“Há uma forte demanda das partes interessadas para que o ISSB publique os requisitos finais em tempo hábil com base no protótipo sobre clima e nos requisitos gerais de divulgação de sustentabilidade também publicados na COP26, sujeito ao processo adequado", pontuou a IFRS Foundation.
Em dezembro de 2021, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou a Instrução CVM 480 sobre exigências no formulário de referência das empresas de capital aberto, cobrando mais detalhes sobre práticas ESG interna e externamente. Com o avanço da discussão sobre padrões globais de contabilidade às práticas ESG, as organizações devem ser cada vez mais pressionadas a adotar, medir e divulgar suas estratégias, atividades, riscos e impactos socioambientais.
Dessa forma, é importante que as empresas implementem e/ou mantenham a transparência, para fortalecerem e otimizarem sua cadeia produtiva e trazer mais confiabilidade e segurança em seus processos, além de divulgar tudo o que foi realizado de forma clara e objetiva. A área de ESG e Sustentabilidade da BDO pode auxiliar no levantamento de pautas correlatas à sustentabilidade até a obtenção de maior credibilidade nas divulgações de assuntos sobre o tema.
Para mais informações entre em contato pelo e-mail: [email protected]