UA-42172884-1
  • ESTÁ NA HORA DE INVESTIR OU VENDER O SEU NEGÓCIO?

    Caio Balthazar

Artigo:

ESTÁ NA HORA DE INVESTIR OU VENDER O SEU NEGÓCIO?

18 setembro 2019

Por Caio Balthazar

 

Gestores precisam tomar decisões em todo o momento. Uma decisão crítica está em decidir se vale a pena continuar investindo em um negócio ou se chegou a hora de vendê-lo. Destaca-se que esse tipo de decisão exige muitos cuidados e, por isso, é fundamental contar com a ajuda de profissionais de qualidade e de confiança que entendam as características do negócio e consigam auxiliar nas tomadas de decisões.

Existem diversas dificuldades relacionadas à avaliação de empresas. Um dos métodos mais utilizados para a avaliação de empresas é o do DCF (“Discounted Cash Flow”) ou fluxo de caixa descontado. Ao utilizar a metodologia do fluxo de caixa descontado como método para a avaliação de valor de uma empresa é necessário projetar um fluxo de caixa. Para a elaboração de um fluxo de caixa deve-se, por exemplo, avaliar as condições de mercado, entender os drivers de valor, analisar o posicionamento do negócio em relação aos seus pares de mercado, mensurar os riscos, equacionar as oportunidades, estimar os investimentos necessários, calcular a taxa de desconto, entre outras etapas.

Todas as etapas mencionadas anteriormente, necessárias para a elaboração do fluxo de caixa, apresentam elevada incerteza e complexidade, sendo que um elemento substancial que pode afetá-las está relacionado ao ciclo de vida do negócio.

De acordo com Damodaran, professor de finanças em Nova Iorque, na Stern School of Business, onde leciona Finanças Corporativas e Valuation, assim como os seres humanos, as empresas possuem, de forma simplificada, três etapas: nascimento, maturidade e declínio. Segundo o professor, as empresas também não gostam de envelhecer, mas o envelhecimento deve ser aceito como inevitável, exigindo uma mudança de foco de acordo com o estágio em que se encontram.

Deve-se destacar que cada estágio do ciclo de vida possui características econômico-financeiras distintas, apresenta perspectivas diferentes, e exige uma gestão específica que afeta de forma crucial o valor de um negócio. Damodaran indica ainda que os ciclos de vida estão cada vez mais se comprimindo, o que evidencia a importância da consideração da etapa na qual um negócio se encontra na tomada de decisão dos gestores.

Desta forma, é fundamental que a avaliação de um negócio considere o estágio no qual o mesmo se encontra e, para isso, é fundamental analisar as suas características e especificidades. Entender se um negócio está no estágio de nascimento, maturidade ou declínio é crucial e auxilia os gestores a tomarem decisões mais fundamentadas e embasadas.

Os especialistas da BDO são respeitados por sua experiência prática, trabalhando com a diretoria e proprietários de empresas em todos os setores da indústria, bem como pelo seu conhecimento técnico de regulamentos financeiros e estatutos legais. Com isso, nossos especialistas estão aptos a entender as características do negócio, auxiliando os gestores nas tomadas de decisões.

Maximizar o valor dos acionistas, acelerar o crescimento das estratégias ou mesmo avaliar se é a hora de vender um negócio são alguns dos desafios que exigem profissionais de qualidade e de confiança. Os profissionais de Valuation e Business Analytics da BDO entendem a complexidade desses assuntos e podem ajudar a sua empresa.

 

Caio Balthazar

Valuation Manager - BDO Brazil

Entre em contato - advisory@bdo.com.br